Tipo de Imóvel

Área de Favoritos

Registre-se para adicionar um imóvel ao favorito.


Decoração Afetiva: Quando a decoração conta uma história.

Já imaginou poder contar sua história e compartilhar suas lembranças através dos móveis e da decoração da casa? Pois saiba que isto é possível, e nós estamos aqui para te dar algumas dicas fazer isso. Conhecido como decoração afetiva, esse conceito de design de interiores tem como diferencial não seguir nenhum padrão de decoração específico, e sim expor sem medo a história do morador da casa.

fonte: Histórias de Casa

O consultor de estilo e expert em finalização de projetos Aldi Flosi, em entrevista para o portal Metrópoles, resumiu o conceito da decoração afetiva: ”A identidade da pessoa precisa estar registrada no espaço de alguma forma. Que ao receber amigos em casa, o importante não é impressioná-los e despertar o desejo de consumo daquela peça igual à que você tem, e sim gerar identificação para deixá-los ainda mais à vontade no seu ambiente particular.”

Aldi Flosi ainda comenta que: “Atmosfera íntima não é vendida. É preciso viajar, garimpar, ganhar presentes de gente que te conhece, pesquisar, agregar folhas, galhos e livros. Tudo isso humaniza espaços”.

fonte: Histórias de Casa

Ou seja, cada detalhe que compõem a decoração casa revela traços da personalidade do morador, que conta partes de sua história e compartilham com seus visitantes lembranças e boas recordações. Agora que você já conhece o conceito, confira algumas dicas:

 05 Dicas de como usar a Decoração Afetiva.

fonte: Pinterest

 01 - Faça um inventário dos itens que fazem parte da sua história.

Fotos, objetos, quadros de família, aquela louça que era usada em momentos especiais na casa da sua avó. Separe tudo que faz o seu coração bater mais forte e que poderá de alguma forma ser inserida na decoração da sua casa.

02 - Explore suas coleções.

É um leitor compulsivo? Então por que não criar um cantinho dedicado à sua biblioteca? A sua paixão é a música? Separe um espaço para expor a sua coleção de vinis. É viciado em viagens? Junte todos os objetos adquiridos pelo caminho e coloque-os em uma estante. Vale tudo para mostrar um pouco quem você é.

fonte: Pinterest

03 - Deixe sua cor preferida fluir.

As cores também falam muito sobre quem você é e do que gosta. Na hora decorar use o círculo cromático e escolha as cores que mais têm a ver com você. Depois, pense onde elas podem ser aplicadas. Nas paredes, almofadas, no tecido que irá revestir o sofá. Quando o assunto são cores as possibilidades são infinitas.

fonte: Pinterest

04 - Aposte em espaços que incentivam a troca de afeto.

O layout de um ambiente também pode dizer muito sobre a decoração. Móveis dispostos de forma a favorecer a conversa ou a intimidade são uma ótima forma de deixar sua casa mais afetuosa e aconchegante. Pense nisso na hora de escolher onde colocará a poltrona na sala e as cadeiras da sala de jantar.

05 - Pense em um estilo que te completa.

Para completar, mescle os elementos de sua história com um estilo de decoração que combine com a sua personalidade ao mesmo tempo que traz mais funcionalidade e ao seu dia a dia.  Assim, além de um espaço harmonioso e cheio de boas recordações, você ainda ganha praticidade para suas atividades diárias.

Envie-nos um Whats
Você não adicionou nenhum imóvel ao favoritos.