Ter um ambiente com estilo e personalidade é um dos desafios para quem assume a tarefa de decorar a própria casa. Decorar a sala de TV então é um grande estímulo, pois deixá-la personalizada e confortável, sem cometer erros, como não respeitar os espaços, apostar em móveis muito grandes ou muito pequenos e exagerar em cores e adornos, é uma tarefa que exige um bom planejamento para deixar este ambiente sua cara. Confira nossas dicas:

Estude o espaço correto entre sofá e a TV

A distância correta entre o sofá e a televisão, que garante a nitidez da tela e não gera o cansaço, varia conforme o tamanho da TV. Para televisões maiores a distância recomendada é maior.

Ou fator importante é a altura do aparelho, que deve estar no mínimo a um metro de distância do chão.

Combine os adornos entre si

Muitas vezes colocamos diversos objetos que gostamos na nossa sala de TV porém e necessário ter cuidado para escolher estes adornos, é importante criar uma composição harmonioso dos adornos no ambiente.

Tenha uma iluminação intimista

Uma boa opção para o espaço são spots de luz ou iluminação embutida, de preferência com a regulagem da intensidade da luz disponível. Também preste atenção nos acabamentos da sala, já que alguns deles podem gerar reflexos e, consequentemente, desconforto visual.

Mantenha espaços suficientes entre os móveis

O recomendado é deixar uma distância de 80 a 60 cm entre os móveis. Isso evita que os esbarrões sejam constantes e ainda confere sensação de amplitude e conforto ao ambiente, tão necessários quando o assunto é sala de TV, um espaço pensado para relaxar.

Temos mais algumas dicas:

  • Fios aparentes não são esteticamente atraentes. Durante a reforma, planeje automação, iluminação e aparelhos para evita-los. Os painéis de marcenaria são práticos e uma boa solução para isso.
  • Pense na iluminação de forma setorizada, compreendendo o uso pleno do ambiente e os momentos em que todos assistirão à TV, fugindo do excesso de reflexos na tela e incômodos causados pela luz.
  • Escolha cortinas de black-out ou tecidos que diminuam a incidência de luz natural para os momentos de cinema em casa.
  • O móvel do home theater é composto de painel e rack, que suportam a TV e abrigam equipamentos. Em ambientes pequenos, pode-se optar pelo rack suspenso ou apenas o painel.