Qual a diferença entre: incorporadora, imobiliária e construtora?

imagem: Freepick

Por mais que o preço seja o fator determinante no momento da compra de uma imóvel outros fatores são fundamentais para que a venda seja realizada com sucesso. O cliente precisa ter em mãos todas as informações necessárias sobre tudo o que envolve o imóvel, afinal estamos falando de um investimento alto e a longo prazo. 

Muitos clientes optam por buscarem informações somente da construtora responsável pelo empreendimento. Até mesmo para descobrir se é uma empresa com credibilidade no mercado e com obras já concluídas. Porém, além da construtora, tanto a incorporadora e a imobiliária desempenham um papel importante durante o processo de venda. 

E saber quais são as diferenças entre elas, assim as funções de cada uma é importante para que o cliente tenha em mãos todas as informações necessárias caso do decorrer o do caminho aja algum problema que precise ser resolvido. 

A Incorporadora:
Responsável por toda a parte burocrática do processo, a incorporadora é a empresa que desenvolve o projeto do empreendimento imobiliário. É a incorporadora que precisa enviar para o cartório de imóveis, uma matrícula em várias, referentes a quantidade de residências que o empreendimento terá. 

É a incorporadora que possui o terreno e que pode tanto construir ou vender o projeto para outra empresa, como uma construtora. 

A Construtora:
A construtora tem como responsabilidade construir o empreendimento conforme as especificações aprovadas pela incorporadora. Ou seja, os papéis que que ambas desempenham são diferentes, pois enquanto a incorporadora é responsável pela venda, legalização e tudo o que envolve o processo burocrático, a construtora se responsabiliza por toda parte de engenharia da obra, como também pela redução dos custos durante a construção do empreendimento. 

Há casos que a incorporadora e a construtora são a mesma empresa, nesse caso o cliente vai tratar todas as etapas do processo diretamente com a incorporadora. Afinal é ela a responsável tanto pela venda como pela entrega do que foi contratado pelo cliente. 

A Imobiliária:
Já o papel da imobiliária é o de intermediar a venda ou a administração do imóvel.  Mas, embora seja comum as incorporadoras terceirizarem a parte de comercialização dos produtos, muitas optam por criar suas próprias equipes de corretores focada exclusivamente na venda do empreendimento. 

Saber a diferença dessas empresas e quais são suas responsabilidades durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto dará mais segurança tanto para o cliente comprador como para o investidor. 

E qualquer dúvida na hora de adquirir seu imóvel seja ele pronto ou na planta, conte com a AE Patrimônio.